quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sobre tentar engravidar...


Demorei bastante para falar “abertamente” sobre isso. Não sei bem ao certo porque. Um pouco por medo do “mau olhado”, talvez por medo do julgamento ou ainda, por medo de expor sentimentos indefinidos e incompletos. Fato é que demorei bastante.

Eu nunca sonhei em ser mãe. Nunca gostei de brincar de boneca bebê. Sempre fui de brincar de Barbie e de imaginar como seria a minha vida adulta: independente, cheia de glamour, interessante e cheia de aventuras. Me ver adulta sempre foi uma defesa para o sofrimento da infância e me ver independente parecia ser a chave que abria um mundo onde a felicidade dependia única e exclusivamente de mim mesma!

Bem, assim como nunca sonhei em ser mãe, também nunca havia sonhado em me casar tão cedo mas a vida me apresentou o amor da minha vida e alma gêmea aos 19 anos... Mesmo assim sempre segurava a questão da maternidade e respondia com um “um dia sim” a quem perguntasse sobre o desejo de ter filhos, muito mais para que não me incomodasse do que por efetivamente sentir esse desejo.

Também nunca fui daquelas pessoas que as crianças gostam e que sabem como se portar ao lado de uma. Nunca gostei indiscriminadamente de pimpolhos nem de cachorros. Gostava de uns, mas definitivamente não de todos, definitivamente não daqueles que insistiam em me perseguir em minhas viagens aéreas mais longas justamente às vésperas de reuniões importantes...

Não me lembro exatamente o dia em que o “relógio” começou a fazer tic tac. Não posso ao certo afirmar que tenha sido biológica a minha decisão, senão, como quase todas em minha vida, pragmática e bem pensada. Parecia estar na hora. Na hora de voltar para casa (eu vivia há alguns anos em São Paulo fazendo ponte aérea com o marido em Curitiba) e liberar, ou como eu gostava de dizer: tirar o goleiro de campo. No fundo do meu coração eu sempre achei (ou sempre soube) que iria demorar para engravidar. Não sei exatamente porque mas essa sensação me acompanhava desde sempre.

Fato é que, em Novembro de 2013, meio que por acaso, eu parei de tomar anticoncepcional após quase 14 anos ininterruptos (exceção a pequenas interrupções pontuais). No começo não queríamos que fosse rápido até porque eu acabava de entrar em um novo emprego. Apenas iriamos deixar rolar (tão a minha cara!!! #sqn).

E assim os meses foram passando... com alguns momentos de ansiedade, outros de esquecimento completo de estar “tentando” engravidar... passou o primeiro semestre e um certo incomodo foi batendo no meu coração. Estaria na hora de fazer exames mais específicos? Ou deveria esperar os 12 meses recomendados pelos médicos?

Quem me conhece sabe o quanto eu sou ansiosa e como eu já tinha um receio íntimo de que a coisa fosse demorar a acontecer, optei por deixar essa decisão (investigar já ou esperar) nas mãos do meu médico. Para minha surpresa ele concluiu que não havia mal em ir investigando o marido já que se trata de exame indolor e de “fácil” elaboração (não é exatamente o que ele acha a esse respeito, mas certamente é menos invasivo e arriscado do que a maioria dos exames a que estão sujeitas as mulheres neste processo de investigação).

Bem, as investigações começaram juntamente com a ansiedade e o empoderamento. Comecei a estudar tudo o que seria necessário sobre concepção e acabei descobrindo um admirável mundo novo, a começar pelo fato de que a concepção é de fato beeeeeem mais difícil e rara do que imaginamos quando estamos fazendo sexo na juventude morrendo de medo de que “mesmo tirando apenas 1 dia após o término da menstruação” poderíamos engravidar!

É incrível como todooooo mundo (sério, absolutamente todo mundo!) tem uma história de alguém que engravidou quando relaxou! Que tentou por anos e quando esqueceu do assunto pimba! Que adotou e depois engravidou, que nem deu e engravidou (é, já ouvi essa!) 

Então você começa a pensar em como fazer para esquecer. Para desencanar pois aparentemente parece ser este o segredo da fertilidade! Será sua a culpa do fracasso nas tentativas? Da sua ansiedade que te acompanha desde sempre? E agora? Será o benedito que a sua ansiedade é pior do que usar crack, ter 15 anos, não querer filhos e ter feito laqueadura???  (sim porque todas essas mulheres também engravidam!) E mais: será que você é a ÚNICA surtada nesse mundo tentando ter um filho?

Aí você entra na internet e descobre que existem zilhões de grupos de tentantes com milhares de mulheres surtando ali que em algum momento vão ficando grávidas não porque relaxaram, mas porque investigaram e resolveram problemas fisiológicos que atrapalhavam a natureza. Assim como também existem outras tantas que estão ali desde o primeiro mês de tentativas e engravidam facilmente após 2 ou 3 meses e depois vem com esse papinho de que foi porque “relaxaram”. Pera?! Para tudo! Você entrou em um grupo de tentantes com 1 mês de tentativas e quer me convencer de que estava relaxada? É isso mesmo?

Isso sem falar que esse é tipo O plano mais importante que vou fazer na vida. É como fazer uma dívida milionária (financeira E emocional) sem prazo para terminar, mas você acha que eu tenho que relaxar? Ficar nervoso em entrevista de emprego tudo bem, no primeiro encontro com um cara x também, primeiro dia de trabalho e reunião importante também pode! Mas quando você está tentando gerar um outro ser humano e não consegue aí não!! Aí pelo amor né?! Tem que relaxar... Você tá aí ansiosa com a sua vigésima viagem para Disney, postando todos os dias no Facebook quantos minutos faltam, mas eu não posso ficar ansiosa com a chegada (ou não) da minha menstruação. É isso mesmo?

A primeira conclusão a que cheguei com essa experiência é de que as pessoas repetem ao infinito (tipo no looping mesmo) frases sem sentido que podem até ser parte da experiência DELAS mas que estão baseadas em uma total falta de empatia com o sentimento da outra, além de terem zero embasamento cientifico.

A segunda é a de que infelizmente muitas das que sofreram, que penaram, que choraram quando viram aquelas gotas de sangue um dia tão desejadas e hoje tão malditas, guardam para elas esse segredo contribuindo mais ainda para a sensação que toda tentante tem de ser a única louca psicótica ficando de perna para cima após mais uma tentativa!

Tinha (e tenho) a mesma impressão sobre a maternidade... e quando li esse artigo tive certeza de que estavam me escondendo algo! 

Tudo poderia ser mais simples se as pessoas se ajudassem ao invés de criarem tabus sobre temas familiares a todas nós! Nos sentiríamos menos ETs, a própria famigerada ansiedade (que pode não atrapalhar a concepção mas certamente torna o processo mais sofrido) seria mais contornável e, principalmente, as expectativas em relação a nós mesmas seriam mais leves de serem carregadas!

Esse processo todo me fez ter certeza de que ser mãe é um novo sonho, mas de que serei feliz também se não puder ser e, principalmente, de que a culpa não será porque “eu não relaxei”. Tudo tem um aprendizado e essa experiência está sendo incrível por um lado para aprender a esperar, para conhecer o meu corpo e a beleza da natureza e, por outro, para confirmar que não tenho controle sobre tudo mas que posso fazer a minha parte.

Mas o principal aprendizado para a vida é mais uma vez a empatia. Não é porque EU vivi a experiência (seja ela qual for) de uma forma que tenho o direito de julgar a vivência alheia! Então, parabéns para você que engravidou tomando pílula E usando DIU com um marido com vasectomia e só se deu conta aos 3 meses porque “não estava nem pensando nisso”, mas por aqui a banda toca de outro jeito! Temos teste de ovulação, temos termômetro e temos teste de gravidez no primeiro dia de atraso! Temos lágrimas no dia da menstruação e esperanças infinitas a cada período fértil. Principalmente, e acima de tudo, temos amor, muito amor para dar, muito desejo de viver essa experiência e muita persistência para alcançar esse desejo!

Obrigada a todas as amigas (sim amigas!) que fiz nessa trajetória pois criar um vínculo de carinho e compreensão com outras mulheres que nunca vi pessoalmente mas com quem posso compartilhar esse momento sem julgamento me fez perceber que nem tudo está perdido na humanidade!

Por fim, como diria a mãe do Bambi: se não tens nada de bom a dizer, simplesmente não diga nada!

Poderá gostar de: Não foi dessa vez de novo Vivendo e aprendendo

13 comentários:

  1. Tay, como você sabe eu ainda não sou uma tentante, o que não me impede de já pesquisar, ler, buscar informações sobre tudo que posso relacionado à gestação e à maternidade... Eu sou meio que o seu oposto no que se refere a organização, metas e planos. Não sou nada pragmática ou objetiva. Então acho que esse é o plano ou a meta à qual, de certa forma, mais tenho me dedicado.

    Embora eu confie muito na natureza, sempre achei um absurdo como as pessoas se dedicam com tanto afinco a projetos relativamente banais como uma viagem ou uma festa, e têm filhos sem ter buscado um mínimo de informação. Fico realmente surpresa quando, por exemplo, uma mulher culta, inteligente, passa por violência obstétrica e nem sabe. Pera, a pessoa se mune de todas as informações existentes no Google antes de viajar para qualquer lugar, mas engravida e não pensa em pesquisar nada sobre o assunto? Acho muito estranho.

    Também acho que as pessoas em geral deveriam saber que dizer "relaxe" para uma mulher ansiosa, nervosa, irritada, triste ou magoada equivale mais ou menos a dizer: "ó, poderoso Satan, eu te invoco com toda tua força". O efeito costuma ser o inverso do relaxamento desejado, hehehe...

    Por outro lado, imagino que quando as pessoas sugerem isso (que você relaxe), por mais que você tenha todo direito de mandar que elas calem a boca ou explicar detalhadamente - como fez no seu texto - os motivos pelos quais você não-vai-relaxar-obrigada, talvez seja apenas porque elas não querem que você sofra... Pode não ser a coisa certa a dizer, mas talvez seja o jeito da pessoa dizer: "fique tranquila, a culpa não é sua... Tem coisas que escapam ao nosso controle".

    Essa "regra" de as coisas acontecerem quando a gente não está olhando é usada para tudo. Eu lembro que, antes de conhecer meu marido, sempre me diziam que quando eu não estivesse esperando, o amor da minha vida ia aparecer. E eu respondia bem isso: como faz para não esperar que uma coisa boa me aconteça? Alguém sugere para quem está desempregado que pare de procurar trabalho, que um dia ele aparece? E quando o amor apareceu, eu não estava procurando com anúncio no jornal, mas estava sim esperando. Estava com o coração aberto e até ansiando por isso.

    Daqui a algum tempo, entrarei no clube das tentantes, e espero é claro que seja rápido, que seja fácil. Ao contrário de você, e sempre quis ser mãe, na infância brinquei de bonecas bebês - tinha 10 filhos e nunca brincava só com um de cada vez, porque coração de mãe não sabe escolher, hahaha. Nem sei como nem porque tenho adiado tanto esse projeto. Mas, assim como você, também consigo vislumbrar a felicidade se esse sonho não se realizar, ou se apenas se realizar de um jeito diferente do planejado.

    Então, amiga, não vou dizer para você relaxar, até porque não é da sua natureza... Vou apenas dizer que continuo na torcida, e que conte comigo para o que precisar, como pretendo contar com você se eventualmente eu vier a ser uma tentante surtada, hahaha...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ai, escrevi um texto gigante em forma de comentário e ainda não disse tudo... Esqueci algo super importante: OBRIGADA! Concordo 100% que a honestidade ao falar do processo ajuda muito mais do que relatos romantizados e distantes da realidade.
    <3
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oki, é isso mesmo, a grande maioria não faz por mal e na verdade quer ajudar e como poucas pessoas (eu inclusa) tem coragem de responder como gostaria, isso acaba perpetuando um processo que já é sofrido pois a gente cala! Muitas tentantes que conheci sequer comentam que estão tentando para evitarem tudo isso. Você já está magoada e ainda tem que se preocupar em "esconder" isso de pessoas que você ama mas que não conseguem te ajudar e acabam te magoando mais. Então esse post tem sim esse propósito também: de fazer essas pessoas que fazem por bem pensarem a respeito. O exemplo que você deu do namorado foi perfeito! É isso mesmo! Claro que você não está com anúncio no jornal, mas precisa fazer a sua parte (estar de coração aberto, olhar para o lado, coisas assim) a mesma coisa nesse processo. Mas o que de verdade mais me incomoda é o fato de pessoas que passaram por tudo isso "esconderem" ou "reescreverem" a sua história... isso é um desserviço! O texto veio nesse desabafo de que eu não iria perpetuar isso pois não é justo! Quero que as pessoas saibam que foi difícil sim e não vou dar uma de gostosa depois quando e se eu conseguir! Esses assuntos "tabus" geram apenas um sentimento imenso de solidão para quem está vivendo aquilo... graças a Deus e ao Marck Zuckerberg eu encontrei esse grupo maravilhoso para compartilhar e trocar informação, pois do contrário a luta estaria sendo ainda maior pois a maioria das vezes que começo a falar sobre isso com alguém ao vivo a pessoa não deixa nem eu terminar de falar e já vem com um "relaxa". Além disso, como você bem sabe, não podemos confiar cegamente em médicos. Não é diferente do mundo das gestantes no mundo das tentativas. Existe muita desinformação e o grupo foi essencial para isso também!
    Torcida é tudo o que precisamos! De vez em quando colo e ouvidos! Eu torço muito que as pessoas alcancem seus sonhos sejam eles quais forem e estarei aqui ao seu lado torcendo por este positivo, mas não vou te dizer que "vai ser rápido" vou apenas te dizer: "espero que seja rápido, mas se não for estou aqui para te ajudar a conseguir e a passar pelo processo"! Bjinho

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo ler seus sentimentos. Obrigada por compartilhar ;-)

    ResponderExcluir
  5. Passo pelo mesmo problema. Descobri que meu marido não pode ter filhos e ele acha que relaxando a gente consegue. Ninguém sabe que eu passo por isso. Me sinto fraca por chorar escondido. Me sinto sozinha!

    ResponderExcluir
  6. O texto mais sincero e que mais me ajudou até hoje. Muito obrigada! Sou uma tentante ( nunca tinha ouvido essa palavra, parece nome de criminoso rs) há mais um ano. Estamos no processo agora de retornar ao médico com os nossos exames. Mas eu tenho a sensação de que está tudo bem com a nossa saude. E as vezes estar tudo bem é até pior do que ter alguma coisa, porque você fica mais confuso ainda.. pq não tem nada impedindo, certo? Enfim, nos primeiros meses eu estava super relaxada e não aconteceu .. pois é, acho que essa coisa de desencanar não é parametro! Mesmo assim, nos culpamos por esperar e estarmos ansiosas simplesmente pq todo mundo fala que vc precisa parar de tentar... esse mês eu realmente fiz isso e parei de tentar. Mas sabe pq? Pq eu cansei desse desgaste emocional de todo mês sofrer nos dias que antecedem a menstruação. Toda a antecipação, o stress, os falsos sinais ( peito dolorido, enjoos, muita fome... tudo isso eu já tive e não estava grávida) e principalmente a minha menstruação que parecia brincar comigo, rindo da minha cara quando demorava 1 semana pra chegar. Nesse ultimo ano foram pelo menos 5 alarmes falsos... enfim, não foi uma ano facil e por isso deixei nas mãos de Deus e não quero mais me preocupar por um tempo. Mas eu sei que se não acontecer em uns 2 meses, eu vou voltar a me preocupar! E enquanto isso, minhas amigas que estavam tentando ha 1, 2 meses já estão conseguindo. Eu nunca pensei que eu fosse ser uma tentante, mas Deus nos colocou nessa posição e temos que aceitar com muita paciência e amor. E pensando pelo lado positivo.. vamos aproveitar o marido, dinheiro, tempo e sono que ainda nos restam, né? Que Deus esteja com todas nós

    ResponderExcluir
  7. Depois de chorar bastante de pura emoção após ler seu texto me veio um sentimento enorme de gratidão. Gratidão por falar tão abertamente sobre como é difícil/impossível "relaxar" quando se esta tentando engravidar (no meu caso há mais de dois anos). Não existe uma forma de controlar a ansiedade a não ser viver e aprender o que tudo isso pode nos ensinar. Sempre procuro pessoas que escrevem sobre esse assunto, para talvez acalmar meu coração, mas de fato essa é a primeira vez que leio algo que me acalma, que me acolhe, que não me deixa sentir uma pessoa má por não suportar mais os comentários alheios na tentativa de ajudar.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  8. Tay, só sei escrever uma coisa... Parabéns pela forma e como colocou cada ponto! Acompanho e já acompanhei muitas vezes minhas amigas e até familiares....e simplesmente você mudou a maneira como eu posso de verdade ajudar mais... não sei, mudou! Obrigado por isso!

    ResponderExcluir
  9. Tatá, você arrasou como sempre!
    Assumir nossos medos, fragilidades e frustrações durante o período de tentativas foi muito corajoso!
    Com certeza o seu texto traduz o sentimento da maioria de nós tentantes e empoderadas!
    Toca aqui!
    "Tamo junto!"

    ResponderExcluir
  10. Excelente!!! Adorei! Eu passei por isso e ate escrevi no meu blog: http://diariomarialivia.blogspot.com.br/2012/03/desencana-que-voce-engravida.html
    Foram 3 árduos anos, mas hj eu agradeço por ter passado por isso, pois tive muito aprendizado, me conheci melhor e fiz amizades incríveis com mulheres maravilhosas!!!! Parabéns pela coragem em falar!!!! Estou na torcida!! Bjus

    ResponderExcluir
  11. Ah não! Escrevi um comentário enorme e ele não foi publicado....
    Vou tentar reproduzir.
    Sou tentante há um ano e meio e hoje (daqui a pouco) farei a primeira inseminação artificial. Todo o processo foi muito solitário e sofrido, já que não tenho com quem conversar. Atualmente moro longe de casa, família e amigos (daqueles que você conta tudo), o que deixa a situação ainda mais difícil. Passei por sustos, frustrações, tentativas e meses sem querer olhar um bebê, tudo sozinha.
    Poucas pessoas sabem do que eu venho passando, e todas elas moram a milhares de kms (e alguns fusos) de distância. A maioria das minhas amigas já teve filhos (raras são as que ainda não são mães), algumas já estão no segundo, e eu diariamente escuro "e você, nao vai tentar nao?" "Amiga, já está na hora de começar a família" "quando é que vocês vão parar de enrolar?!" (Acho que essa é a pior), e mal sabem a dor que eu sinto a cada uma dessas perguntas, e a dor que eu sinto ao ter que responder "ainda não estamos pensando nisso" "ah, um dia...".
    Hoje início uma nova etapa, que pode ter um excelente resultado, mas também tem potencial para ser ainda mais desgastante. E, não bastasse tudo isso, ainda terei que continuar ouvindo comentários sobre minha "enrolacao em ser mãe, logo eu que tenho tanto jeito, amo tanto as crianças, etc etc".
    Obrigada pelo seu texto!! Minha vontade também era de gritar para o mundo!! Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  12. Queridos obrigada obrigada obrigada! Por ler, por compartilhar, por me confiar um pouquinho de seus sentimentos! Me sinto cheia de paz e amor nesse momento!

    ResponderExcluir
  13. Sou tentante a três anos, esse texto até parece ter sido escrito por mim falou profundamente sobre meus medos, vergonha essa de tentar relaxa. Relaxa como?????? Muito obrigada são pessoas como você que nós motiva a prosseguir, já li milhares de relatos de tentantes que realizaram o grande sonho da maternidade mas nunca um me tocou como esse texto. Deus abençoe

    ResponderExcluir