quinta-feira, 30 de julho de 2015

Sobre liderança, inspiração e amizade!

Nunca vou me esquecer do dia em que fiz a entrevista final na Philip Morris Brasil para a vaga de estagio que mudaria os rumos da minha vida. Eu vinha de 4 anos de inadimplência e sucessivas negociações para pagar uma suada faculdade, inúmeros empregos e bicos por aí e muita muita gastrite ao longo do processo. Além de tudo isso e da importância que aquela entrevista tinha para mim, lembro como se fosse hoje a imagem das minhas duas entrevistadoras: duas mulheres lindas e poderosas que representavam tudo o que eu desejava ser um dia e que me fizeram ter certeza de que aquele era o estágio dos meus sonhos! E foi! Aprendi com elas a ser uma profissional que busca a excelência e a ética, que se preocupa com o cliente acima de tudo e a revisar mil vezes um trabalho antes de entregar #ansiedadequasenada. Foi também com elas que desenvolvi meu pensamento sistêmico e olhar estratégico para que eu fosse muito mais do que apenas mais uma advogada no departamento jurídico. Ao longo de nossos anos de convivência nunca entendia e nem acreditava muito quando elas me diziam o quanto me admiravam e aprendiam comigo também! Pensava: “Ah ta! Ahammmmmm!! Até parece que euzinha tenho algo a ensinar para mulheres como elas” 

Foi só quando tornei-me eu mesma líder que compreendi o que queriam dizer! Ao longo da minha não tão longa mas intensa carreira corporativa tive cerca de 20 liderados diretos e indiretos e é incrível como de fato aprendi muito com cada um deles. 


Hoje, a minha “última” liderada (já que abandonei essa vida!) está se formando e eu tenho o prazer de participar desta festa um tanto emocionada, muito orgulhosa e certa de que os caminhos que a aguardam serão brilhantes e repletos de inúmeros aprendizados e experiências entusiasmantes. Semana que vem uma outra amiga e ex-liderada se casa e me sinto extremamente honrada por poder chamá-la de amiga ainda hoje quase 2 anos após termos nos separado profissionalmente e por ter sido convidada a participar desse momento tão especial! 




Esses dois casos de mulheres inspiradoras, competentes e brilhantes que de alguma forma e por alguma razão tem em mim uma fonte de admiração pura e lisonjeadora me fizeram finalmente compreender o significado das palavras anteriormente enigmáticas. Liderar é incrível justamente por isso! A troca é tão grande e vez por outra você se depara com alguém que te faz ter a certeza de que tudo vale a pena! Alguém que te faz brilhar o olhar e que te motiva a dar o seu melhor mesmo quando o ambiente ao seu redor é absolutamente desmotivador. Alguém que precisa da sua força e do seu comprometimento para desenvolver-se e em troca te propicia a certeza de que você está no caminho certo por ter ajudado de alguma maneira a formar profissionais tão maravilhosas!

Bem, no caso das minhas musas, ambas acabaram se tornando eternas amigas e confidentes mesmo depois de termos tomado rumos corporativos diferentes em momentos distintos e, ainda hoje, a admiração continua sendo mutua! 

E isso é só o que eu espero para essas minhas pequenas grandes amigas: que sejam sempre essas pessoas dispostas a aprender, a absorver mas também a posicionar-se a se expor! Que continuem cheias de garra e motivação e do desejo de fazer diferente! Que sejam mais do que líderes para suas lideradas e que estejam dispostas a aprender sempre como eu aprendi e aprendo com elas! Que não percam nunca a capacidade de sonhar e principalmente que continuem na minha vida pois são verdadeiras fontes de inspiração e conforto! 

E ainda tem gente que me pergunta como é que eu AMO trabalhar com gestão de pessoas?!! Tem algo melhor do que ser paga para encontrar e fazer amizades lindas e verdadeiras?











Dedicado à Patricia, Fábia, Aline e Priscila com muito carinho e a todos e todas que me inspiram e se inspiram em mim em uma troca continua de boas vibrações! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário