segunda-feira, 13 de julho de 2015

E viva a vida!



Eu nasci em uma sexta-feira 13 de lua nova! Nada mais propício para o início de um novo ciclo tão importante! Eu nasci canceriana, com ascendente em libra e lua em capricórnio. Nada mais indicativo da minha personalidade do que esse trio de água, ar e terra! Eu nasci sonhadora, gentil e preocupada com todos ao meu redor e cresci independente e decidida! Perdi um pouco da doçura pelo caminho mas não a capacidade de sonhar com um mundo melhor. Eu nasci teimosa e destemida mas aprendo todos os dias das formas mais variadas possíveis a ouvir e aceitar a opinião dos outros e o fato de que algumas poucas vezes eu estou errada! #contemironia 

Eu vivi intensamente todos os meus amores e paixões, fossem eles o meu namorado que virou marido, as minhas amizades às quais dediquei sempre o melhor de mim (que pode ou não ter sido suficiente), minha carreira para a qual entreguei suor, lágrimas, inspiração e anos de trabalho duro! 

Eu vivi 31 anos fazendo planos e organizando coisas: estudos, carreira, viagens, festas de aniversário, jantares e surpresas! Foram 31 anos me preocupando! 31 anos me sentindo responsável, mas também 31 anos amando, abraçando, beijando e cruzando olhares de afeto! Foram 31 anos de lindas amizades, muita parceria e gargalhadas até altas horas! Muita gente, muitos lugares e incríveis sabores. Muitas dores? Sim, também! Mas me fizeram crescer, me tornaram quem eu sou, com defeitos, qualidades e contradições únicas!  

E hoje, ao entrar no 32º ano me vejo em uma vida bem diferente da que imaginava que teria 10 anos atrás! A garota do plano A, B e C jamais imaginou como os planos D, E e F poderiam ser surpreendentemente deliciosos! 

E para os próximos 31 anos eu desejo apenas que eles sejam ricos de experiências engrandecedoras, de propósito e de aprendizado! Desejo ter menos planos e mais surpresas lindas como as que a vida sempre me proporcionou mesmo eu teimando em não confiar! Desejo mais amores e paixões: sejam livros, filmes, amigas, animais, lugares de tirar o fôlego! 

E para celebrar esse dia e a vida, tomo emprestadas as palavras da Martha Medeiros para concluir que hoje, aos 31 anos completos estou mais viva do que nunca! E "já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar".

Gratidão! 


"Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.
Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru e seu parceiro diário. Muitos não podem comprar um livro ou uma entrada de cinema, mas muitos podem, e ainda assim alienam-se diante de um tubo de imagens que traz informação e entretenimento, mas que não deveria, mesmo com apenas 14 polegadas, ocupar tanto espaço em uma vida.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja quem não lê quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.
Morre lentamente quem destrói seu amor-próprio. Pode ser depressão, que é doença séria e requer ajuda profissional. Então fenece a cada dia quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem não trabalha e quem não estuda, e na maioria das vezes isso não é opção e, sim, destino: então um governo omisso pode matar lentamente uma boa parcela da população.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.
Morre muita gente lentamente, e esta é a morte mais ingrata e traiçoeira, pois quando ela se aproxima de verdade, aí já estamos muito destreinados para percorrer o pouco tempo restante. Que amanhã, portanto, demore muito para ser o nosso dia. Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar". 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário