quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

#1LivroPorSemana - Semana 6

Ok, semana de Carnaval e como boa brasileira (ainda que tenha passado bem longe da folia) tudo ficou suspenso! Inclusive o post da 6ª semana do desafio #1LivroPorSemana.

“História oral, feminismo e política” foi bem gostoso de ler, embora um pouco perturbador nesse meu momento de feminista iniciante já que a estudiosa Daphne Patai encontra-se já naquele momento de ceticismo característico de quem já viu demais.

A obra trata de forma bem interessante de seus desafios ao longo de todos esses anos como estudiosa do feminismo através da história oral, ou seja do depoimento de mulheres no Brasil. Relata vários conflitos éticos e como estes têm sido abordados pela academia americana e também sobre a politização das ciências sociais. Em vários momentos fiquei reflexiva e de certa forma incomodada. Não compartilho de todas as suas conclusões sobre as políticas afirmativas mas coloco aqui um trecho para reflexão e provocação para que cada um tire suas próprias conclusões após a leitura:

No entanto, os acadêmicos têm galgado novos patamares na pretensão vaidosa de que os males do mundo podem ser curados pela mera exibição de revelações pessoais. Eles parecem acreditar que, sempre que escrevem um artigo em que declaram sinceramente suas posições, estão “fazendo política”. Porém, a autorreflexividade não muda a realidade. Ela não distribui renda, não oferece direitos políticos aos mais necessitados, não constrói casas para os desabrigados, nem melhora a saúde.”

Dica dessa semana:

8 – aproveite os feriados-folgas-finais-de-semana de forma produtiva e se possível para adiantar a leitura!

Esta semana o livro me foi indicado por uma nova amiga linda feminista e é uma forma de “começar pelo começo” pois estou sentindo falta de alguns conceitos básicos para o entendimento do que vem pela frente! “O Feminismo mudou a Ciência” de Londa Schienbinger deve me trazer uma introdução didática sobre o movimento na história e suas variadas “facetas”.

Já estou atrasada, mas me foi prometido que é uma leitura fácil e dinâmica!

Até semana que vem #1LivroPorSemana (ou melhor até daqui a 4 dias!) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário