terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

#1LivroPorSemana - Semana 7

Filho-Cão dodói atrasou o post mas não a leitura. 

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L esse livro!

Comecei a leitura atrasada mas foi tão gostoso de ler e de me identificar na problemática que fluiu como nunca.

“O Feminismo mudou a Ciência” de Londa Schienbinger me trouxe muitos insights sobre as construções de gênero. Reproduzo aqui uma frase que resume bem o que eu concluo, não apenas no que diz respeito à ciência, mas à inúmeras outras áreas do conhecimento humano! 

“(...) a história descarta o mito do progresso inevitável no que diz respeito às mulheres na ciência. Há um senso de que a natureza segue seu curso – que, dado tempo, as coisas se endireitam sozinhas. A história das mulheres na ciência, contudo, não foi caracterizada por uma marcha de progresso, mas por ciclos de avanço e recuo. A situação das mulheres mudou junto com as condições sociais e os climas de opinião.”

Sendo muito honesta não tenho dicas “novas” essa semana! A leitura foi simples, foi agradável e reflexiva. Até comecei outro livro na sequência, antes de acabar o desafio desta semana!

É, talvez essa seja a dica:

9 – se estiver adiantada, comece já outro livro para ganhar tempo. Nunca se sabe o que virá na semana seguinte!

E o livro dessa semana é “A dominação Masculina” de Pierre Bourdieu. Um clássico autor abordando a questão de gênero através do estudo de uma comunidade “primitiva” mediterrânea: Cabília.

Junto com esse, estou relendo o “Faça Acontecer” da Sheryl Sendberg para o 2º Encontro do GLF que será segunda 02/03.

Essa semana promete! E vamos que vamos!

Até semana que vem #1LivroPorSemana 



Nenhum comentário:

Postar um comentário