quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sobre o politicamente (in) correto...


Volta e meia escuto (ou leio como tem sido a mais frequente forma de interação) que o mundo tá muito chato, que não pode falar mais nada, que tudo é politicamente incorreto, que antigamente as pessoas não sofriam bullying e nem se ofendiam por qualquer piadinha e mesmo assim todo mundo era feliz e que ninguém morreu por levar umas cintadas, ao contrário, aparentemente esta geração aprendeu algo desconhecido por nós da nova geração que se chama educação e respeito bla bla bla. Nem sempre todos esses enunciados vêm na mesma lamentação, geralmente eles vêm em formato de memes e de frases de impacto, mas hoje de manhã me deparei com uma publicação de uma página bastante popular com um texto gigaaaaaaanteeeeee sobre como o mundo está chato e fazendo um link surreal entre a corrupção e a ditadura do politicamente correto.

Bem, o texto me fez rir por várias razões do naipe “não sou preconceituoso pois tenho amigos negros, homossexuais e gordos e faço piadas com eles sobre isso e eles não reclamavam e sim eram meus amigos de verdade”, mas fato é que eu mesma, que sou grande apreciadora de um humor ácido e de cada um cuidar da própria vida, já pensei e me pus muitas vezes essa questão.

Será que o mundo está mais chato? E a minha resposta é sim, se você é um homem branco heterossexual e magro. O mundo está um porreeeee para você (se você for fumante e/ou executivo de empreiteiras o mundo está um pouco mais difícil também amigo! Sorry).

Então, esse texto é para você Flávio Augusto que provavelmente nunca vai lê-lo, mas também para você que lê meu Blog seja porque gosta do que escrevo ou porque é meu amigo e quer me ajudar na audiência (valeu mãe, irmão, marido e amigos e amigas!!! Amo vocês!!!).

Mas, principalmente, esse texto é para todos aqueles que, assim como eu, acreditam que o mundo não só está melhor como continua melhorando mas ainda está longe anos-luz de ser um lugar bom para mulheres, crianças, pobres, negros, homossexuais e qualquer outra “minoria” e que muito precisa ser feito para que um dia se possa chegar lá.

Certamente convencer as pessoas de que bom era quando podíamos fazer bullying e chamar nossos amigos de negão em textos desse tipo não ajudam!

Então vamos lá:

Parte 1: Se você, assim como o Flavio, acha que o mundo está chato porque você não pode mais praticar bullying livremente ou chamar seus amigos de negão, black, tição, etc sem ser acusado de racista bem como chamar seus “amigos” gays (sério estou rindo alto – em sentido figurado é claro - imaginando que a pessoa que escreveu esse texto realmente tem muitos amigos gays e que os chamava de pederestra (sic) sem eles se importarem).

1- Mais válido seria ouvir dos seus ditos amigos como eles se sentiam e não qual a sua percepção da coisa. Em todo caso, ninguém está dizendo como você deve ou não chamar seus amigos! Apenas não chame a coletividade ou pessoas que você não conhece com esses nomes e ficará tudo bem!

2- Pederastra não existe! Pederasta não é sinônimo de gay pois significa “Homem adulto que sente admiração (não necessariamente atração sexual) por meninos adolescentes, na fase da puberdade”. Duvido muito que qualquer amigo gostaria de ser chamado com este "apelido".

3 – O que parece uma brincadeira para você e para tantos e que você diz ser apenas expressar “a liberdade de sua intimidade despretensiosa” (seja lá o que isso signifique!) não coaduna com os números. Estaria tudo bem se essas brincadeiras não saíssem para a realidade e fizessem 146% mais vítimas da violência entre pessoas negras do que brancas, ou se não tivéssemos tantos abusos contra mulheres (já escrevi muito sobre isso aqui no Blog aqui e aqui e aqui também). Ou ainda, se não estivessem comprovados cientificamente os efeitos do bullying na vida adulta das pessoas que o sofreram. Seria sim uma mera brincadeira, se a homofobia não matasse um ser humano a cada 28 horas no Brasil. Mas infelizmente caro Flavio, não é apenas uma demonstração despretensiosa da sua intimidade! 

4 – Então me desculpe caro Flavio, mas eu acho que o mundo hoje é um lugar infinitamente melhor sim, pois, apesar dos números acima a sociedade tem debatido esses temas e ao menos para e pensa antes de apenas repetir padrões históricos de comportamento. Está melhorando pois hoje um casal gay pode tentar ser feliz sem se esconder. Está melhorando pois hoje os pais ao menos tem que se dar ao trabalho de pensarem alternativas à punição física que sempre serviu muito mais para descarregar o estresse e a frustração do adulto do que para disciplinar e ensinar. Está melhorando porque ao menos uma boa parte das escolas e das comunidades discute e reprime comportamentos que no passado levaram tantos e tantas a problemas graves de autoestima, de relacionamento, a se colocarem em situações de abuso e em casos mais drásticos ao suicídio. Sinto muito que o preço a pagar por isso tenha sido você ser tachado de racista, homofóbico e preconceituoso!

Parte 2: Se você, assim como o Flavio, acha que o mundo está mais corrupto e mais violento e que por alguma razão isso está ligado ao fato de não podermos praticar bullying racismo e homofobia.

Bem, a segunda parte do texto parece mais um devaneio emocional de quem apenas não quer reconhecer que gostava da coisa no status quo e se sentiu magoadinho por algum amigo reaça (e aqui reconheço que esses caras podem sim ser muito chatos!) que o chamou de burguês. Em todo caso valem algumas pontuações.

1 – Quando você diz que gostava de ter “muito bem definido o que era certo e o que era errado” aí eu te entendo! Legal mesmo era novela com vilão e mocinho. Esse negócio meio Manoel Carlos de que todo mundo é um pouco de tudo é muito confuso. Foda essas teorias modernas tipo Yin e Yang... Ohhhh wait!!! Quer saber? Minha dica para você: Canal Viva!

2- Sério, mas sério mesmo que você acha que só recentemente mergulhamos em uma corrupção sem limites? Tipo, de verdade, qualquer mínima credibilidade que o seu texto pudesse ter ela se perdeu aqui, porque achar que o que aconteceu na Petrobras é recente, é novo, é petista (ou até pesedebista) é ingênuo demais (para não usar uma palavra mais politicamente incorreta!). A corrupção está impregnada no nosso país desde que o tal do Cabral pisou por aqui! Pela primeira vez na história hegemonias como a dos Sarney estão “caindo” mas até menos de 50 anos pouquíssimas famílias comandavam a porra toda e decidiam literalmente quem vivia, quem morria, quem iria prosperar e quem não. Grandes empresas hoje só existem por literalmente terem “deitado e abraçado o capeta”. 

Em tempos em que temos uma Lei Anticorrupção, um CADE atuante e operações como a Lava-Jato em curso (como todos os problemas técnicos que lhes possam ser atribuídos) você não pode em sã consciência dizer que a coisa tá piorando!

Atenção: não estou fazendo aqui apologia ao PT pois de longe acho que isso esteja nem perto de ser mérito deles. Mérito sim da evolução social, do fortalecimento das instituições e, porque não da internet e da facilidade em obter-se informação e espalhar as mesmas (para o bem e para o mal!).

3 – E claroooooooo, não podia faltar o tal do “coitadismo” do pobre. “O pobre, com esta tendência, vai ficar ainda mais pobre, enquanto o rico a cada dia perde a paciência e muda de país”. É sério isso? O rico perdeu a paciência e mudou de país? Quando? O que eu mais vejo é rico ganhando dinheiro com juros ridículos e se aproveitando da corrupção e da lambança generalizada para ficar ainda mais rico. Quem de fato está ou deveria estar perdendo a paciência é a classe média, o empreendedor, o empresário de todos os tamanhos que precisa de condições logísticas e de infra para competir no Brasil e para gerar empregos.

4 – “Tragam o Brasil de volta. Quem pode fazer isso?” Aqui eu realmente parei e comecei a chorar de rir! Manooooooo!! Que Brasil que você quer de volta? O da ditadura? Ou aquele em que ACMs, Sarneys, Malufs estavam no poder ABSOLUTO sendo donos (como em alguns casos ainda são) de TVs, Rádios, terras, comércio, industrias e tudo mais? Ou você prefere que tragamos de volta o Brasil em que telefone era coisa de milionário e só viajava para o exterior quem ganhava um zilhão de salários mínimos? Podemos também sugerir o Brasil em que o único meio de informação era a Rede Globo comandando o país como uma manada... Pára né?!!! Volta nada não... vamos olhar é para frente, por favor!!!

5 – Amigo, o barato não é “ser descolado e atacar o primeiro que se atreva a sair do quadrado, da lavagem cerebral reformadora que invadiu o país e roubou não apenas a Petrobras, mas principalmente a nossa identidade verde amarela e a trocou por um martelo e uma foice”. Primeiro: “martelo e foice”? Really? Estamos nessa de comunismo ainda? Cara, até o Obama boy já tá de papo com o Fidel e você tá nessa? Segundo: o quadrado meu amor é exatamente onde você está! Por favor saia dele! Nós imploramos!

Parte 3: Se você, assim como eu acha que tem razões para ser otimista de que o mundo está melhorando:
  1. Porque existe esgoto! (até menos de 150 anos somente pouquíssimos lugares tinham saneamento básico e muitas pessoas morriam de doenças banais!)
  2. Porque hoje em dia temos consciência ambiental e separamos o lixo
  3. Porque receber um diagnóstico de câncer não é mais uma sentença de morte
  4. Porque podemos andar na rua desarmados sem esperar que alguém saque uma espada e nos desafie apenas porque “olhamos torto”
  5. Porque as crianças aprendem a amar e a respeitar as diferenças e não a fazer bullying
  6. Porque racismo é crime
  7. Porque ficamos sabendo dos Amarildos e das vítimas da violência policial e em alguns casos estes são punidos
  8. Porque temos a Lei Maria da Penha
  9. Porque feminismo não é mais sinônimo (nem sempre) de mulher mal comida e bigoduda
  10. Porque eu posso escolher se vou trabalhar ou ficar em casa (ainda que ainda seja julgada por isso!)
  11. Porque uma mulher pode dar para quem ela quiser sem ser apedrejada ou fadada ao isolamento social (em alguns países ao menos!)
  12. Porque grandes marcas fazem campanhas como essas: CachosVocê pode sim garotaComo uma garota
  13. Porque garotas como Malala ganham o Nobel da Paz
  14. Porque temos mulheres chefes de estado e de grandes empresas
  15. Porque temos pais como o Thiago por aí 
  16. Porque tem bandido de colarinho branco sendo preso e devolvendo dinheiro
  17. Porque a área que mais cresce nas empresas ultimamente é a de Compliance
  18. Porque a internet permite procurar qualquer informação instantaneamente e o conhecimento não é mais privilégio de poucos abastados
  19. Porque existe TV a cabo
  20. Porque o Papa é um fofo apesar de ser argentino
  21. Porque a expectativa de vida aumentou
  22. Porque temos liberdade para fazer a diferença 
Parte 4: Se você quer de fato FAZER alguma coisa, aí vão algumas ideias:
  1. Pare de reclamar da Dilma e de achar que ela é a única culpada por 500 anos de enrabação
  2. Pare de reclamar dos “coxinha” e de achar que só porque o cara vota no Aécio ele quer que pobre se foda!
  3. Separe o lixo e economize água (vamos precisar dela!)
  4. Não pague propina ao policial que te parou
  5. Para evitar ficar no dilema anterior caso a situação seja muito foda experimente não descumprir a lei de transito
  6. Não faça compras em Miami sonegando impostos
  7. Faça voluntariado! É incrível com ajudar ao próximo pode abrir a nossa cabeça e nos fazer enxergar as coisas em perspectiva!
  8. Pare de compartilhar corrente de oração e vá de fato buscar o seu lado espiritual
  9. Pare de repetir mesmices e de acreditar em tudo que lê na internet. Vá ler um livro só para variar um pouquinho...
  10. Idem acima para Rede Globo
  11. Não seja tão extremista! Provavelmente você estará errado se não ponderar todos os lados. Não existe uma verdade absoluta e certamente se ela existe não está em nossas mãos e muiiiiitoooooo menos nas mãos do Paulo Coelho!
  12. E, por fim, sério, pare de compartilhar frases de impacto do Francischini!!!
Enfim, temos sim muitas razões para entristecer e para desanimar e o mundo precisa melhorar e muito em inúmeras áreas. O conformismo não ajuda e não é certamente um aliado da mudança. Mas muito menos o é a revolta injustificada e direcionada ao lugar errado! Culpar apenas os políticos (e apenas alguns deles) pela nossa situação é raso! Mais ainda é culpar o pobre “por coitadismo” e nem dá para explicar o que raio de argumento é o link entre tudo isso e a pretensa chatice do politicamente correto.

Definitivamente o mundo não está mais chato para mim! E agradeço a todos e todas que lutaram por isso com sangue, suor e lágrimas e muito muito trabalho!

Quanto a você Flavio, como diria a grande filosofa pós moderna brasileira: um beijinho no ombro! 



Um comentário: