segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

#1LivroPorSemana - Semana 2

Mesmo que fosse possível afirmar o valor de um dom qualquer num dado momento, esses valores se modificam; em um século, eles se terão, com toda a probabilidade, modificado por completo. Além disso, dentro de cem anos, pensei, alcançando a porta de casa, as mulheres terão deixado de ser o sexo protegido. Logicamente, participarão de todas as atividades e esforços que no passado lhes foram negados. A babá carregará carvão. A mulher da quitanda dirigirá uma locomotiva.

E aqui estamos quase 1 século após Virgina Woolf ter escrito esse brilhante ensaio... Tão atual quanto qualquer artigo feminista publicado em blogs e coletivos “Um teto todo seu” destrincha com ironia e uma narrativa leve e interessante a desigualdade entre os gêneros e também as desigualdades sociais (que tantas vezes se confundem!).

Ler “Um teto todo seu” foi fácil. Em uma semana tranquila com horário de trabalho equilibrado (saindo por volta das 18:30/19:00 no máximo) e sem muitos compromissos sociais foi fácil ler um pouquinho por dia (aproximadamente meia hora a noite e em 2 dias uns 30 minutos na hora do almoço).

Um teto todo seu trata de uma temática que me é cara e que eu já sabia por minhas pesquisas (ver dica número 2 da semana passada) compartilhava com a autora.

As dicas que saem dessa semana então são:

3 – Planeje-se para ler ao menos 15% do livro por dia.

O ideal é calcular o número de páginas que serão lidas por dia no começo da semana, sempre deixando uma brecha para o domingo pois pode ser que surjam compromissos familiares ou sociais ou apenas bata aquela preguiça e vontade de ficar na piscina ou no sofá tirando um cochilo. Seja qual for o tamanho do livro, faça o cálculo antes de começar e acompanhe dia a dia se está cumprindo a sua meta.

Para esse ponto, sugiro a utilização de aplicativos como o The Book Case que permite arquivar todos os livros em uma biblioteca virtual, fazendo o download das informações pelo código de barras do livro (ou também pelo título, autor ou ISBN) e acompanhando o progresso do livro lido, bem como lista de desejo e outras funcionalidades. O porém desse app é que ele não compartilha as informações em todos os aparelhos (ao menos não no IOS) e portanto precisa ser usado sempre o mesmo dispositivo para lançar as informações.

4 – Deixe o celular na mesa de trabalho por 30 minutos!

Ler na hora do almoço aproveitando para sair um pouco do Facebook foi uma boa estratégia que resolvi adotar e manter para as próximas semanas.

Para quem, como eu, é viciada (assumidamente ou não) em seu smartphone, em redes sociais, whatsapp, e-mails, etc., desconectar pode parecer algo muito complicado. “Ai meu Deus, mas e se alguém me ligar?” “E se alguém morrer ou precisar urgentemente da minha ajuda para ser levado ao hospital?”

Bem, parei e pensei quantas vezes recebo ligações na hora do almoço e o quanto de fato 30 minutos poderiam impactar na remotíssima possibilidade de eu ter que “salvar a vida de alguém” e resolvi arriscar.

Deixei o celular na minha mesa e fui almoçar na cozinha aqui do escritório mesmo. Comi em 15 minutinhos e desci para tomar um sol enquanto lia. Além de ter me ajudado a cumprir a meta da semana com facilidade, foi uma delícia espairecer por completo na hora do almoço, algo que não fazia há bastante tempo! E qual a minha surpresa ao retornar a minha mesa e ter zero ligações?!!!

O livro dessa semana é “Em Busca de Sentido” do psiquiatra Viktor E. Frankl, fundador da Logoterapia, por muitos autores considerada a terceira escola de psicoterapia vienense (após Freud e Adler). Neste livro Frankl narra a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da Logoterapia.

Até semana que vem #1LivroPorSemana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário