segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

#1LivroPorSemana - Semana 3



“Em Busca de Sentido” do psiquiatra Viktor E. Frankl narra a sua própria experiência como prisioneiro em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial e suas considerações sobre a psicologia e as reações humanas em uma situação tão extrema quanto esta.

Ao mesmo tempo em que ele nos conduz pelo sofrimento mais profundo da alma e do corpo humano ele também nos mostra como encontrar um sentido para a vida parece ser o fiel da balança entre a vida e a morte.

“Quem tem porque viver aguenta quase todo o como” parece ser o lema da Logoterapia, que vem explicada de forma bem resumida e interessante nas últimas páginas do livro.

O livro foi fácil no sentido de que a leitura era cativante e ao mesmo tempo difícil pois o estomago muitas vezes embrulhou. Algumas lágrimas correram ao pensar no tamanho da crueldade humana e também na força do espírito de quem tem algo pelo que viver. Inevitável perguntar-se ao longo da leitura em qual o nosso sentido e em como estamos fazendo algo para alcança-lo ou não.

“(...) a todo momento as pessoas são exortadas a ‘ser felizes’. Mas a felicidade não pode ser buscada; precisa ser decorrência de algo. Deve-se ter uma razão para ser feliz. Uma vez que a razão é encontrada, no entanto, a pessoa fica feliz automaticamente (...)”.

Um livro que me fez pensar, que me fez engolir seco e que em muitos momentos me fez parar no meio de um parágrafo apenas para refletir e digerir o que estava lendo.

Não tenho muitas dicas práticas essa semana pois foi um livro que me chamava a todo momento. Em uma pausa para o café, indo ao banheiro e fazendo as unhas: a todo momento disponível eu corria para devorá-lo. Por outro lado, os momentos de contemplação fizeram com que o número de páginas consecutivas fosse menor do que a minha média até aqui.

Talvez a dica que fique então é:

5 – não se prive de digerir o que está lendo aos poucos, ainda que tenha que correr um pouco mais para finalizar a leitura.

Ontem (domingo) eu ainda tinha bem umas 50 páginas para ler. Dediquei boa parte do meu domingo a isto, mas valeu a pena! Ler apenas por ler não pode ser o objetivo de um desafio como este!

E para esta semana: O Segundo Sexo Vol. 1 – Fatos e Mitos da Simone de Beauvoir. Leitura difícil a primeira vista e bem cientifica. Livro que já li parcialmente muitas vezes e está na pauta do primeiro encontro do Grupo de Leitura de Estudos Feministas que acontecerá na próxima segunda (aguardem um post sobre esse projeto/filho que eu estou amando tanto!).

Esse é daqueles livros que a gente vai ler mil vezes ao longo da vida para entender, mas é também daqueles que dispara o gatilho de ir atrás de outros livros.

O desafio dessa semana será duro, mas é também parte do meu porque, do meu sentido! 

Até semana que vem #1LivroPorSemana 


Nenhum comentário:

Postar um comentário