sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Man in the Mirror - Uma reflexão pré eleitoral

Em homenagem ao que seria o aniversário de 56 anos de um dos maiores artistas que a humanidade já viu por aqui, uma música que traz uma mensagem de importante reflexão para esta sexta-feira cinzenta principalmente em um período eleitoral. 

Não é fácil andar por aí vendo tanta injustiça, falta de humanidade e desamor. Nos sentimos desesperançosos e, em tempos de redes sociais e smartphones, reclama-se muito de tudo e de todos a todo o tempo. 

Ao correr os dedos pela timeline do meu facebook (especialmente em época de campanha eleitoral quando surgem os entendidos de 2 em 2 anos) pergunto-me como é que o mundo é um lugar ainda tão cinzento e escorregadio, se todas as pessoas são tão justas e indignadas com as desigualdades e desonestidades cometidas pela classe política. Ler o facebook em alguns momentos é como assistir programa eleitoral. Os problemas parecem todos de tão fácil resolução e todos parecem tão honestos e de retidão inquestionável que fica no o ar o porquê de ainda estarmos expostos a tantos absurdos impregnados em nossas entranhas sociais. 

E aí me deparo, neste momento, nostálgica que estou de um cantor que tanto aprecio, com a obvia e ululante resposta: a única forma de mudar o mundo é mudarmos a nós mesmos e a mudança só funciona quando é de dentro para fora! 

Falta olhar para si para apontar defeitos e olhar para fora com mais carinho e menos julgamento! Falta se olhar no espelho e enxergar a própria podridão e sordidez e, ao invés de apontar sempre os mesmos culpados, responder-se com a sinceridade mais cruel possível: o que VOCÊ aí do espelho está fazendo para mudar o mundo?

Está pagando seus impostos? Ou está dando “jeitinho”? Quantas vezes usou o acostamento esse ano “porque estava atrasado”? E as filas? E aquele favor que o teu amigo/parente que trabalha na repartição X te quebrou? Ahhh mas era porque no seu caso de fato era muito importante, né?

E como está educando seus filhos? Fala que é não é machista, mas acha que mulher não pode “dar por aí” e que a sua filha tem que ser “menina para casar” enquanto seu filho é o garanhão da faculdade? Ou, se diz não homofóbico, mas não deixa seu filho fazer ballet “porque é coisa de menina ou de boiola?” É contra o Bolsa Família porque é populista e não ensina a pescar, mas dá aquela contribuição mensal a uma instituição de caridade porque é mais fácil do que ir lá ajudar semanalmente? Ou nem isso? É contra a desonestidade, mas cola na prova? E quantas músicas e filmes já baixou esse mês sem pagar pelos direitos autorais?

A lista de exemplos de hipocrisia com a qual nos depararíamos olhando com mais atenção para nós mesmos é imensa. E necessária se quisermos de fato que o mundo se torne um lugar melhor!  

Michael Jackson foi um ídolo de imensa dicotomia também, mas colocou em lindas palavras e emocionante melodia uma mensagem que permanecerá atual por muitos e muitos séculos após a sua morte:

"I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place

Take a look at yourself and then make a change" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário