terça-feira, 29 de julho de 2014

Gente que inspira - Flavia Malheiros


Uma mulher que nasceu no dia internacional da mulher está predestinada a abrir portas e caminhos de forma corajosa e com muita determinação! E a Flávia faz jus à data tão simbólica em que veio ao mundo: dotada de uma inteligência notável logo nas primeiras palavras que se trocam com ela, fica difícil acreditar que esta mulher tão linda, elegante, bem sucedida seja mesmo tão brilhante e tenha um coração tão lindo e uma alma tão sabia. E é! A Flávia é um tapa na cara do preconceito beleza/inteligência e um alento para todas as mulheres que buscam inspiração e modelos fora do clichê que a sociedade nos impõe.

No vestibular prestou medicina em todas as universidades públicas, mas, em um lampejo de hesitação escolheu Direito na única instituição particular que tentou. Interessante como a escolha de um curso como o de medicina em todas as demais instituições (para o qual ela mesma reconhece não estar absolutamente preparada a passar na época) a “obrigou” a abraçar inconscientemente aquela que acabaria sendo a sua verdadeira vocação: o negócio do direito!  

No dia do aniversário, novamente predestinada a se tornar a empresária de sucesso que se tornou, saiu o resultado: aprovada! “Eu não podia fazer feio! Vesti minha roupa de coragem e saí de minha pequena cidade para ir morar sozinha no Rio de Janeiro. Aquela foi a primeira experiência difícil da minha vida! Eu, ‘menina da roça’, e o mundo! Quis todos os dias dos dois primeiros anos voltar para casa, pedir uma transferência para uma universidade menor no interior, mas minha mãe estava ali dizendo ‘não, não vai voltar, siga firme!’ E como é importante ouvir não!” Pois é, mulheres de sucesso se inspiram em mulheres de sucesso... ciclo virtuoso!

Enquanto a maioria das jovens na sua idade com o “privilégio” de estar morando sozinha em uma grande cidade aproveitam a vida e a juventude de formas muito mais festivas, ela resolveu estudar mais do que havia estudado a vida toda, “para poupar a solidão”! Eram mais de 12 horas por dia, o que fez dela, é claro, a primeira aluna do curso de Direito!

Após estes dois anos chega ao Rio seu irmão mais novo e grande companheiro desde então, Fernando Malheiros que, viu na Flávia uma grande incentivadora a também  fazer Direito. Pois é: homens de sucesso também se inspiram em mulheres de sucesso! A vida ficou mais acolhedora na cidade grande, mas ela continuou estudando e ralando!

E então, há 15 anos, logo que se formou anunciou aos pais em tom profético: "AGORA EU SEREI EMPRESÁRIA DO DIREITO!" Ela mesma não sabe de onde tirou a ideia, que ainda hoje é incomum neste ramo tão técnico e pouco voltado à gestão, mas mesmo sem saber ou sem ter plena clareza do que queria, resolveu seguir sua vocação. A jovem detalhista, metódica, cheia de processos e sistemas mentais, que adorava colocar ordem em tudo, na casa, no guarda roupa, na indumentária dos outros na rua e não suportava ver algo que não funcionasse ou não fosse bonito e fluido aos olhos, sabia nada ou muito pouco naquela época sobre o que significava ser “empresária do direito” e a distância que separa esta condição da condição de advogada, apenas. Mas o que a Flavia queria mesmo, era fazer o que gostava e principalmente o que sabia e era boa fazendo. Usar suas aptidões para ter sucesso e realização profissional aliada a muito trabalho e esforço costuma ser uma fórmula infalível!  

No primeiro ano de carreira, foi aprovada no processo seletivo de uma grande Siderúrgica e lá trabalhou como advogada de patrimônio imobiliário o tempo suficiente para montar seu escritório de advocacia (ou melhor: sua empresa!). Investiu no Malheiros cada centavo que ganhou e, ao terminar o sonho de montar o escritório, pediu demissão quando todos diziam que era insana por deixar um trabalho bem muito bem remunerado e desejado. Isso significou reduzir a receita a 1/3 do que ganhava, mas, em menos de 3 meses, já estava refeita. Assim começava a se formar a minha carteira de clientes empresariais. 

Com 3 anos de escritório, convidou o irmão como sócio e apenas formalizaram uma parceria de alma que iniciou muitos anos antes. Quase gêmeos, como ela mesma diz, nascidos no mesmo dia, mas com uma diferença de 2 anos, a comunhão entre eles é enorme e vital para o sucesso que alcançariam.

Por muitos anos, estava longe de ser a "empresária do direito" que tanto sonhou. Foi para a operação para experimentar tudo o que eu gostaria que a equipe do futuro fizesse: ralar nos fóruns, tirar xerox, transportar volumosos processos para cima e para baixo (de salto alto é claro!), petições, audiências, almoço quase todos os dias ao volante e ainda ter que dar conta da "retaguarda" no fim do dia, executando tarefas de um backoffice que ainda não existia. Ufa! Cansado só de ler?

Hoje o Malheiros é composto, entre equipe direta e indireta, por 150 pessoas, aproximadamente, tendo entre seus clientes empresas de todos os portes e com renome nacional e internacional. Após 10 anos de caminhada e com uma equipe maior gradativamente a Flavia foi se desconectando da operação para ficar no "painel de controle". Se engana quem pensa que ela parou por aqui. Começou, então, uma nova fase, de especializações e estudos na área de gestão legal. Ela não para nunca! Se engana ela também, quando, ao me contar sua história disse que no início “ainda estava longe de ser a empresária do direito que sempre sonhou”. Empresária ela foi no dia em que decidiu acreditar no seu sonho e começou a realizar tarefas, muitas vezes sacrificantes, para tirá-lo do papel!

Na época em que trabalhou na Siderúrgica, se sentia um passarinho triste na gaiola: “tinha um mundo lá fora gritando ‘venha, Flávia’, e eu reduzida às janelas do departamento jurídico, pouco satisfeita e na rotina eight-to-five. Mas também devo muito àquela época, que me gerou dinheiro para montar o escritório do jeito que eu sonhava”.

Quantos não passam os dias se sentindo assim? Pensando e imaginando o quanto seriam felizes fazendo outra coisa, mas não realizam UMA ação sequer que de fato os aproxime desta “outra coisa”?!?? Muitas vezes nem sequer conseguem identificar o que seria esta outra coisa por medo de sair da zona de conforto e assim vão adiando e adiando a realização de seus sonhos mais íntimos.

Tem em comum com as pessoas inspiradoras que conheço – e cujas histórias tentarei trazer aqui – o fato de nunca pensar em desistir, mesmo nos momentos mais difíceis e exaustivos. "Isso também passará!" é o seu lema.

Sobre o sabor da vitória, também não foge ao padrão dos realizados: “Cada etapa concluída é regozijo! Não há uma vitória, há um conjunto de etapas inesgotáveis que, concluídas uma a uma, vão formando nossa história!” 

Há um mês e conforme seus planos de metas, a Malheiros inaugurou uma linda e nova sede, 4 vezes maior do que o espaço ocupado nos 15 anos iniciais. “No dia da inauguração, um filme passou pela minha memória e cantei plena:

"Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar"

E foi exatamente isso: Quatro conduções (com direito a trem entre elas) responsáveis por me levarem ao lugar do futuro que eu desejava estar!”



Nenhum comentário:

Postar um comentário